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Sempre falamos aqui de como o e-commerce é um mercado promissor, com taxas de crescimento muito acima do PIB nacional. Porém, o varejista virtual deve levar em conta que o setor também é bastante competitivo, afinal, os empreendedores estão cientes das oportunidades de vender online. Logo, quem deseja firmar-se no comércio eletrônico deve se destacar, oferecendo aos consumidores seriedade e profissionalismo.

Existem alguns pontos de atenção no dia a dia de sua operação de e-commerce que podem fazer a diferença para o cliente.

1 – Pense sempre no cliente

Seu público alvo, em toda a sua variedade, deve estar sempre em primeiro lugar. O foco do seu negócio deve ser ele. Isso significa que todas as etapas de sua operação de e-commerce devem ser planejadas privilegiando a experiência do cliente. A plataforma de e-commerce deve adaptar-se ao estilo do usuário, ao que ele procura. Esta é uma das tendências do e-commerce. Foi-se o tempo em que o cliente deve se adaptar à loja. Agora é a loja virtual que se apresenta de acordo com o perfil do cliente. Isso é oferecido por plataformas de e-commerce que estão acompanhando as evoluções do setor.

Além disso, a plataforma deve oferecer velocidade, navegação instintiva e amigável. O processo de compra deve ser simples, objetivo e em poucos cliques. E as formas de pagamento, além de seguras, devem contemplar o perfil de compra do seu público.

2 – Inove

Toda vez que apresentamos algo novo e realmente positivo, chamamos a atenção do cliente. Portanto, crie sempre maneiras de inovar. A ideia aqui é manter o relacionamento com o público sempre vivo, oferecendo a ele novos serviços que lhe serão realmente úteis e proveitosos. Ou criando campanhas de marketing simpáticas aos olhos do cliente, capazes de gerar buzz e, claro, vendas. As redes sociais continuam sendo grandes ferramentas de relacionamento com o público. Logo, mantenha-as sempre como uma extensão de sua loja.

Sua equipe de marketing e de gestão deve estar sempre a par das tendências do setor para criar estratégias incríveis, que colocarão sua loja virtual à frente das concorrentes.

3 – Atenda bem, não importa a quem

Todo cliente é especial, afinal, ele é sempre um comprador em potencial. Por isso, ofereça um atendimento impecável. Sua equipe deve ser rápida e preparada para solucionar todos os eventuais problemas e esclarecer todas as dúvidas.

Lembre-se também de que a transparência gera credibilidade, inclusive em momentos de crise. Em casos de reclamação, por exemplo, não se omita. Prometa solucionar o caso em questão e mostre para todos a solução encontrada. Essa atitude aumenta a confiança que os clientes terão em sua loja virtual, incentivando as vendas.

4 – Aposte no m-commerce

Não esqueça que o m-commerce é cada vez mais representativo nas vendas online. Sua loja virtual deve, então, funcionar 100% nos dispositivos mobile, oferecendo ao cliente toda a agilidade e boa experiência de compra que ele procura. Vale lembrar ainda que desde abril/2014 o Google posiciona melhor sites com versões mobile amigáveis. Ou seja, se você não se adaptar ao m-commerce, ninguém encontrará sua loja virtual.

AUTOR: Rodrigo Schiavini é sócio e diretor de operações na FBITS. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos – eletroeletrônico, vestuário e moda, educação, saúde, entre outros

FONTE: http://ecommercenews.com.br/

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