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Vemos constantemente notícias sobre empresas que tem conseguido superar a crise de forma inteligente. Quando nos referimos à uma distribuidora, um dos grandes segredos é a otimização de tempo de todos os funcionários da empresa, principalmente da equipe de vendas.

Selecionamos alguns tópicos que podem te ajudar a aproveitar melhor o tempo, e consequentemente aumentar o campo de atendimento da sua equipe.

Acredite no seu produto

A primeira pessoa a comprar seu produto deve ser você mesmo. Se o vendedor acreditar na solução que o produto tem para oferecer, com certeza será mais fácil fazer com que todos também acreditem nele.

Ferramentas adequadas

Para obter melhores resultados é importante utilizar recursos corretos. Considerando que a equipe de vendas passa quase 100% do tempo na rua atendendo clientes, é importante procurar uma metologia adequada e que lhes dê flexibilidade. Otimizando o tempo, prospectando novos e mais clientes.

Plano de metas

Uma coisa é certa: é importante que as metas sejam realistas e que possam ser cumpridas. Isso é, propor algo com parâmetros claros e bem definidos. É interessante que toda e qualquer decisão seja dialogada, de forma transparente e democrática com aqueles que executarão a tarefa.

Cuidado com seu estoque

Lembre-se: a falta de mercadoria provoca perda de vendas, porém, o excesso pode levar a problemas de caixa já que a empresa terá de arcar com o valor de um produto não vendido. Produto parado resulta em dinheiro parado.

Diálogo

Além das oportunidades de capacitação, escolham momentos no dia e na semana para a troca de experiências. Quais as metas daquela semana? O que cada um está fazendo para alcançar? Quais os principais desafios enfrentados recentemente e como superaram? São apenas algumas perguntas para iniciar a conversa que trará informações práticas valiosas para todos.

Conheça seus clientes

Se você tiver tempo para investigar como são as pessoas para quem você quer vender, ótimo! Mas isso nem sempre é possível, portanto, apure seu poder de sondagem. Procure fazer as perguntas certas, que levem você a identificar as necessidades do cliente, para poder assim mostrar todo o potencial do seu produto.

Esperamos que tenha gostado!


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