13fev

Conforme pesquisa realizada pela TNS Research International, 90% das empresas, nacionais e internacionais, estão optando investir em mídias online pela instantaneidade e mensuração de resultados. Com o intuito de aconselhar as companhias que querem lançar mão desse tipo de recurso, a Rakuten, especializada em marketplace e plataformas para e-commerce, lançou um e-book sobre como, por que e quando investir em mídias online.

Segundo a obra, existem seis motivos que justificam o investimento na área: aumentar número de consumidores online e mantê-los participativos; custo-benefício inferior a mídias offline; o fato dos concorrentes da marca estarem lá; agilidade e flexibilidade; segmentação; e a mensuração de resultados.

Constatada a necessidade, a empresa precisa planejar como será o ingresso no meio. Contudo, antes de pensar o investimento e os próximos passos, o livro recomenda que o empresário verifique se a loja está com um layout adequado; que o cliente encontra facilmente o que precisa ali; que os produtos estão bem especificados e com fotos em alta resolução.

Conferidos esses aspectos, os investimentos em mídias online serão balizados por variáveis como: objetivos a serem alcançados; nível de conhecimento dos clientes; estratégias que serão utilizadas para atrair clientes; e orçamento disponível para investir. As métricas são a última etapa do processo, e se desdobram em uma série de estatísticas que vão orientar o lojista sobre o andamento, além das próximas iniciativas a serem tomadas.

No último capítulo, o e-book da Rakuten traz uma simulação explicativa de toda a abordagem explicada, como um case prático para exemplificar cada etapa. O material pode ser baixado gratuitamente através do link.

Crédito: http://ecommercenews.com.br/