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O SpendingPulse, relatório de vendas do comércio varejista brasileiro desenvolvido pela MasterCard, apontou um crescimento anual de 3,2% durante 2014, contra aumento de 4,7% de 2013. As vendas totais do varejo apresentaram 0,8% de crescimento durante o mês de dezembro, excluindo os setores de automóveis e materiais de construção, no comparativo com o mesmo período de 2013. O último trimestre avançou 0,9%, bem abaixo do aumento de 2,4% apresentado no terceiro trimestre.

De acordo com o relatório, quatro setores ficaram acima da média do varejo em dezembro: farmácia, combustíveis, materiais de construção e artigos pessoais, enquanto as vendas nos setores de vestuário, supermercados, móveis/eletrônicos ficaram abaixo da média

As vendas no e-commerce durante o último mês do ano registraram dois dígitos, no comparativo anual. Durante o ano de 2014, o e-commerce continou com um grande volume de vendas nos segmentos de vestuário e móveis, com resultados acima da média das vendas totais do setor, enquanto as vendas de eletrônicos ficaram abaixo do resultados gerais do comércio eletrônico.

Ainda segundo o relatório, as vendas de Natal foram modestas em 2014, mesmo com um dia útil a mais do que em 2013 – reflexo das vendas da Black Friday, no final de novembro, que consumiram parte das vendas de dezembro, resultado também da desaceleração da economia do País.

O índice de confiança do consumidor cresceu 0,9% em dezembro, enquanto o endividamento das famílias se manteve estável, mas em níveis altos. Segundo Sarah Quinlan, Vice-presidente sênior e diretora de Market Insights da MasterCard Advisors, o mercado varejista ainda enfrenta alguns desafios. “A oferta de crédito aos consumidores diminuiu e ainda representa uma grande parcela dos ganhos familiares. O ambiente continua desafiador e irá afetar negativamente o resultado do comércio nos próximos meses”.

 

Crédito: http://ecommercenews.com.br/