27ago

Duas cidades do ABC estão entre as dez que mais compram livros pela internet, segundo levantamento feito pela livraria Saraiva. São Caetano é o segundo município do país que mais consome, e Santo André é o décimo. São Bernardo ocupa a 12ª colocação e Diadema a 40. Entre as regiões do país que mais consomem, o sudeste está em primeiro lugar. “Os aspectos socioeconômicos da região Sudeste são um fator de influência no perfil de compras. Mas o Nordeste, por exemplo, está numa curva crescente”, disse o diretor comercial da unidade de negócios de varejo do Grupo Saraiva, Frederico Indiani.

As mulheres são as que mais consomem livros pela internet, somam 57% do total. A idade dos consumidores que mais compram varia entre 30 e 34 anos.

Os fatores que influenciam a compra pela internet, segundo Iandini, são a comodidade e o estoque, que não é limitado como o do espaço físico.

A pesquisa feita foi baseada em um cruzamento entre o volume de vendas e a população de cada cidade.

A compra de livros pela internet é maior nas cidades que possuem lojas físicas. “A presença de livrarias, sem dúvida alguma, estimula o hábito de leitura”, afirmou Indiani. O levantamento avaliou as compras feitas entre junho de 2012 e maio deste ano em 5.755 cidades.

infografico

Fonte: Metro ABC